quinta-feira, 13 de março de 2014

AS CORES DA SAÚDE

VERDE
Vamos começar pela cor da moda no momento.
Ao tomarmos sucos à base de folhas ou comermos uma salada de vegetais verdes, recebemos diversos nutrientes, como ferro, ácido fólico, vitamina K e outros carotenoides.
AMARELO
Alimentos com essa coloração contem betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo, sendo reservada no fígado para ocasiões de necessidade. A vitamina A é responsável pela saúde da pele, dos olhos e dos cabelos, além de combater os radicais livres.
VERMELHO
A cor vermelho revela a presença de outra substancia antioxidante: o licopeno. Ele existe em maior concentração no tomate e na melancia, mas também pode ser encontrado no mamão, no pimentão e no morango. Estudos recentes demonstram o efeito dessa substancia para a próstata.
VERMELHO ARROXEADO
Essa cor define o grupo que contem antocianinas – poderosos antioxidantes, com ação inibidora da formação de coágulos sanguíneos, e consequente efeito benéfico sobre doenças cardíacas. É o caso da uva, ameixa, berinjela e beterraba.
BRANCO
O alho por exemplo contém alicina―  capaz de reduzir a pressão arterial.
Os alimentos cor branco-esverdeados contem flavonoides ―  que possuem a ação antioxidante, preventiva do envelhecimento celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário